Formosa

Dia contra Homofobia, Transfobia e Bifobia: Entenda a importância da data.

Celebrada em 17 de maio, a luta não se deu por vencida. Descriminação, estigmas, violência e hostilidade continuam a perseguir a comunidade LGBTQIA+

ícone relógio17/05/2022 às 11:00:25- atualizado em  
Dia contra Homofobia, Transfobia e Bifobia: Entenda a importância da data.

O Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia é celebrado nesta terça-feira (17) em diferentes lugares do mundo. A escolha desse dia para essa celebração, no entanto, é pouco conhecida, e se deu após a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluir a homossexualidade da classificação internacional de doenças, em 1990. 

Devido a atitude tomada pela OMS nesta data, há 32 anos, a nomenclatura utilizada para referir-se às diferentes orientações sexuais também sofreu alterações. Era comum ao se referir a orientações sexuais ou identidade de gênero o emprego do sufixo “ismo”, que nesse sentido, indica doença. Atualmente, usa-se o sufixo “dade”, que indica comportamento.

Além disso, pôde-se ver outros avanços da causa LGBTQIA+ ao redor do mundo, em diversos sentidos. A criminalização da homofobia e transfobia, o reconhecimento do casamento homoafetivo, o uso de nome social, a adoção de crianças por casais homoafetivos, por exemplo, já são uma realidade presente em muitos países, incluindo o Brasil.

Apesar dos direitos conquistados pela comunidade LGBTQIA+ ao longo dos anos, é necessário lembrar que, ainda hoje, o preconceito abrange todas as letras desta sigla, que enfrenta a discriminação, estigmas, violência e hostilidade em diversas partes do mundo.

Mesmo após terem se passado mais de três décadas desde essa importante e necessária decisão da OMS, direitos essenciais seguem sendo negados a essas pessoas. A relação entre pessoas do mesmo sexo ainda é considerada crime em cerca de 70 países, o preconceito contra trans ainda é muito presente, sendo o Brasil o país que mais mata transexuais e travestis no mundo. 

Esses são apenas alguns exemplos de problemas enfrentados devido a discriminação vivenciada pela comunidade LGBTQIA+. E é por essas e outras questões que  ainda não foram vencidas, que é preciso também haver datas como a de hoje, que chamam a atenção para a violência e descriminação experienciada por essa comunidade na atualidade, mostrando que a luta contra o preconceito ainda não acabou.

Assim, o  Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, em especial, é uma data muito significativa, pois se a homossexualidade ainda fosse reconhecida como uma doença pela OMS, muitos dos avanços presenciados pela comunidade LGBTQIA+ não teriam sido possíveis. Deste modo, o 17 de maio se faz um dia necessário, em prol do reconhecimento de causas que ainda precisam ser mais debatidas e, também, vencidas. 

 

Por Redação

LEIA TAMBÉM:

PT Solidário, Formosa Presente completa um ano com entrega de cestas básicas

Conselho Tutelar terá kit de carro e equipamentos destinados por Rubens Otoni